O quartzo é o mais abundante mineral da Terra, o nome ''quartzo'' é de origem incerta, sendo a mais provável a palavra alemã ''quarz'', que por sua vez seria de origem eslava.
Os cristais desenvolvem-se a partir de uma matriz e deste modo apenas é visível uma pirâmide terminal. Um formação rochosa de quartzo, consiste de uma pedra oca, cujo interior é revestido por uma camada de cristais.
Muitos do quartzo utilizado industrialmente é sintetizado, são produzidos grandes e perfeitos cristais, por meio de processo hidrotermal.
São usados para fabricação de vidro, esmalte, lixas, fibras ópticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria de ornamentos; fabricação de instrumentos ópticos, de vasilhas químicas etc. É muito utilizado também na construção civil como agregado fino e na confecção de jóias, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas, etc.
Variedades:
Sendo o mineral mais comum na natureza, existe um número impressionante de designações diferentes. A distinção mais importante entre tipos de quartzo é entre as variedades macrocristalinas e criptocristalinas. Calcedônia é um termo genérico para as variedades criptocristalinas, que são opacas ou translúcidas, enquanto que as variedades transparentes são geralmente macrocristalinas.
Fonte: Wikipédia
Curta também nossas páginas no Facebook, e conheça nossos produtos:
/emporiodoacojaguare e /emporiodoaconovaamerica
/emporiodoacojaguare e /emporiodoaconovaamerica
Nenhum comentário:
Postar um comentário